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Conheça todas as mãos do poker

Escrito Por Joy Perlora Atualizado:

Nenhum jogo de cartas de cassino é mais popular ou mais identificado com o ambiente de cassino do que o poker. Saber as regras básicas do poker é o primeiro passo para saber jogar e se divertir, mas só vai longe quem aprender sobre as mãos do poker.

Nenhum jogo de cartas de cassino é mais popular ou mais identificado com o ambiente de cassino do que o poker. Saber as regras básicas do poker é o primeiro passo para saber jogar e se divertir, mas só vai longe quem aprender sobre as mãos do poker.

Antes de falar sobre qual mão vale mais do que outra, é preciso relembrar que, na maioria das variações do jogo, o jogador vai utilizar não apenas as cartas que está segurando, mas também as que o dealer colocou na mesa – as chamadas cartas comunitárias.

Como aprender as mãos do poker

O Poker é um jogo complexo que exige que você decore muitas coisas: quais são as combinações, que cartas valem mais, o que acontece nos cenários. Então a melhor forma para aprender as mãos do poker é mesmo jogando.

Para isso comece em salas que não tem valores monetários envolvidos. Assim você pode ir pegando o ritmo sem se preocupar com o dinheiro. Só depois de dominar isso é que você deve sentar nas mesas para valer. Lembre-se: a diversão é o mais importante.

Mãos do poker: altas

Existem combinações altas (“high”) e baixas (“low”) nas diversas variações de poker. Vamos começar pelas altas, comuns nas variações mais comuns, incluindo Texas Hold’Em, Omaha, Seven Card Stud e Five Card Draw.

Note que do mesmo modo que o valor das cartas influencia a mão, o naipe delas também é essencial. 

Straight Flush: Cinco cartas do mesmo naipe em ordem numérica. Exemplo: 5, 6, 7, 8 e 9 de Espadas.

Royal Flush: Também considerado como um tipo de Straight Flush – o melhor que existe. São cinco cartas do mesmo naipe na seguinte sequência: 10, J, Q, K e A.

Flush: Cinco cartas do mesmo naipe, sem importar a ordem. Exemplo: 2, 7, 9, J e A de Paus.

Full House: Três cartas de mesmo valor (ou imagem) e duas outras cartas iguais em valor. Exemplo: Q, Q, Q, 7 e 7. O naipe não importa.

Sequência: Uma sequência de cartas na ordem do valor. Similar ao Straight Flush, porém o naipe não importa. Exemplo: 2 de ouro, 5 de espadas, 9 de espadas, 10 de paus, Dama de copas e Ás de ouro.

Quadra: Quatro cartas do mesmo valor. Em caso de empate com a mesa, vence quem tiver o maior valor. Se as cartas da quadra forem comunitárias, vence quem tiver o maior “Kicker” – nome que se dá à quinta carta da mão num caso desses.

Trinca: Três cartas de valores iguais e duas diferentes. Similar ao Full House, porém as duas cartas que não têm o mesmo valor são diferentes. Exemplo: Q, Q, Q, 7 e 10.

Dois Pares: Duas cartas do mesmo valor, outras duas cartas de mesmo valor diferentes da primeira uma quinta carta. O critério de desempate é o par mais alto, seguido pelo menor e, por último, a quinta carta. Exemplo: 4, 4, 7, 7 e K.

Um Par: Duas cartas de mesmo valor e as outras três sem relação com a sequência. Em caso de empate, vence o par mais alto, seguido pelas cartas mais altas restantes na mão de cada jogador. Exemplo: J, J, 3, 4 e 8.

Carta Alta: É o resultado mais baixo possível entre as mãos do poker. Como é fácil de deduzir, é a carta de maior valor que o jogador tiver – note que ela pode estar nas cartas particulares ou na mesa. Exemplo: 2, 5, 8, 10 e A. O A é a mais alta.

Mãos do poker: baixas e outras

As sequências baixas são menos comuns, mas também existem e são usadas em modalidades como Omaha Hi/Lo, Stud Hi/Lo e Razz. Há também as modalidades 2-7 Single Draw e 2-7 Triple Draw, com regras próprias, e Badugi, com um conjunto de regras só seu.

Começando, então, com Omaha Hi/Lo, Stud Hi/Lo e Razz, que usam as combinações “Ace To Five Lowball”, nas quais os naipes são irrelevantes:

Five Low ou Wheel: Sequência descendente de 5 até A (o Ás sempre é o valor mais baixo em jogos low). Exemplo: 5, 4, 3, 2 e A. É o equivalente low ao Royal Flush.

Six Low: Sequência descendente começando no 6, mas pulando um número. Quanto mais alto for o valor da carta faltando, mais forte é a mão. Exemplo: 6, 4, 3, 2 e A. Se fosse 6, 5, 4, 3, A, a primeira sequência venceria.

Seven Low: Sequência descendente começando no 7, mas pulando dois números (não precisam estar em sequência). Exemplo: 7, 5, 3, 2 e A.

Eight Low: Sequência descendente começando no 8, mas pulando dois números (não precisam estar em sequência). Exemplo: 8, 7, 4, 3 e 2.

Na variação “Deuce To Seven Lowball”, as sequências citadas acima são válidas, mas incluem também as seguintes:

Nine Low: Sequência descendente começando no 9, mas pulando dois números (não precisam estar em sequência). Exemplo: 9, 8, 5, 3 e A.

Ten Low: Sequência descendente começando no 10, mas pulando dois números (não precisam estar em sequência). Exemplo: 10, 9, 8, 4 e 2.

Por fim, temos as regras do Badugi, um pouco mais raro, mas que pode aparecer. É um sistema de jogo mais complexo e que requer experiência; são usadas apenas quatro cartas, e o objetivo é formar sequências com naipes diferentes. Se você tiver naipes repetidos na mão, só uma carta vai valer.

Badugi: Sequência descendente do 4 ao A, todos de naipes diferentes – 4, 3, 2 e A. Outras sequências descendentes também são chamadas Badugis, mas são piores do que o primeiro. Pode ser, por exemplo, K, Q, J e A, ou então 7, 6, 4 e 2 – todos de naipes diferentes, sempre.

Existem também sequências com três, duas ou uma carta apenas.

Three-Card Hand: Três cartas em sequência descendente e de naipes diferentes. Exemplo: 3 de paus, 2 de copas e A de ouro. A outra carta é de valor ou naipe repetido – exemplo: 2 de ouro.

Two-Card Hand: Duas cartas em sequência descendente e de naipes diferentes. Exemplo: K de ouro, K de espadas, 5 de ouro, 5 de espadas. Como há repetição de valor e naipe, duas devem sair, restando K de ouro e 5 de copas OU K de espadas e 5 de ouros.

One-Card Hand: Quatro cartas do mesmo naipe ou quatro cartas do mesmo valor, sendo que só restará uma válida. Exemplo: K, Q, 10 e 3, todos de espadas. Fica-se apenas com o 3 na mão. Outro exemplo: 4, 4, 4 e 4. Fica-se apenas com um quatro; o naipe é irrelevante.

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